
foto: Filipe Brito
Sexta feira, dia 25 de fevereiro de 2022…
Hoje não poluo. Vou de bicicleta!
Clube Bike do AEVE soma e segue!
A segunda iniciativa promovida pelo Clube Bike decorreu esta sexta feira, dia 25, sob o lema “A pedalar mascarados pela TERRA”, em consonância com a época carnavalesca que se vive. Uma vez mais, o Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos, revela-se uma escola orgulhosamente ativa, com uma séria aposta na mobilidade ativa ciclável.
Desta feita, o Club Bike estabeleceu uma parceria com o Bia Todos Team – Casa do Povo de Viatodos, unindo-se esforços em prol da Natureza e Sustentabilidade. Para além disso, o evento contou com um convidado especial, o Campeão Regional da Taça de Maratonas ARCVR, Filipe Brito, ciclista com um projeto que envolve a promoção da mobilidade ciclável junto dos mais novos. O ciclista destacou a importância do uso da bicicleta, referindo que a mesma “não serve só para fazer desporto. A bicicleta é um meio de transporte. Quantas mais pessoas estiverem a andar de bicicleta, menos carros estarão a circular na estrada.” A questão da segurança também foi abordada pelo campeão, para quem “Os nossos governantes têm de estar cada vez mais sensibilizados para essas situações. Se houver vias próprias para os utilizadores de bicicletas, as pessoas sentir-se-ão muito mais seguras. Daí que as ciclovias sejam muito importantes.”
Além da participação ativa no evento, Filipe Brito alertou os jovens e todos os participantes para a necessidade de se observarem as regras de segurança quando se usa a bicicleta e conversou com os alunos, dando o seu testemunho de ciclista experimentado.
E porque é Carnaval, todos os participantes foram desafiados a comparecer mascarados, preferencialmente usando máscaras alusivas à Terra e à sustentabilidade, nunca esquecendo um dos objetivos do Clube Bike: a sensibilização para o cuidado e preservação do nosso Planeta, já que, parafraseando Greta Thunberg “Não há planeta B”.
O grupo de mais de 80 participantes saiu da sede do Agrupamento por volta das 14.00h e percorreu Viatodos, num percurso circular traçado pelo Bia Todos Team. Saudou e foi saudado por vários habitantes e, mais uma vez, não faltaram sorrisos e companheirismo, a dar conta de que também assim se faz a escola e se educam jovens e adultos, unidos na comum missão de preservar o planete que nos acolhe.
Como não podia deixar de ser, a GNR e os Bombeiros Voluntários de Viatodos zelaram pela segurança de todos, com o profissionalismo e simpatia habituais. A prestação dos elementos do BiaTodosTeam foi uma constante e a sua experiência constituiu, sem dúvida, uma mais-valia para a atividade.
Também o Presidente da União de Freguesias de Viatodos, Grimancelos, Minhotães e Monte de Fralães (UFVGMMF), David Sousa, fez questão de saudar os ciclistas antes da partida para esta arruada. Na sua opinião, este tipo de iniciativa é essencial, já que estamos a falar de “um meio de transporte amigo do ambiente, amigo das pessoas.” A UF mostra-se solidária com os alunos que pretendam usar as bicicletas para se deslocarem para a escola. Por enquanto a construção de uma ciclovia ainda não se afigura uma realidade, por questões logísticas como a largura das vias, mas não é uma hipótese descartada.
Aos participantes no evento não faltaram os mimos costumeiros: as bolachas da Vieira de Castro; o autógrafo e brindes do Filipe Brito, entre outros. Mas, sem dúvida, que o maior presente foi a participação na atividade em si, “pela experiência de companheirismo e partilha que a todos proporcionou”, como destacou o professor João Oliveira, da Direção do AEVE.
Aos participantes e a todos os envolvidos no evento fica a convicção de que a mobilidade ciclável é uma ferramenta essencial na luta contra diversas formas de poluição, constituindo uma forma inteligente de mobilidade e uma chave para o futuro do Planeta Terra.
Ângela Dinis
a notícia no Correio do Minho


fotos: Ana Moreira
Um dia inesquecível!
GostarLiked by 1 person
Achei muito bom!
GostarGostar