texto: excerto do livro “Rossini”, da Deutsche Grammophon
ROSSINI – (1792-1868)
ROSSINI - O Barbeiro de Sevilha Pág. 13 excerto: “Gioacchino Rossini teve a carreira mais fulgurante da história do bel canto e também a mais curta, não porque um acidente ou a morte lhe tivessem posto fim, mas sim porque, ao fazer 37 anos, decidiu deixar de compor óperas e dedicar-se simplesmente a gozar a vida. Esta fascinante personagem foi, sobretudo, um grande amante da vida e dos seus prazeres, entre os quais figurava, em lugar destacado, a boa comida. Talvez devido a isso conservou, até ao fim, um carácter jovial e quase juvenil.” Pág. 14 excerto: “Realizou os seus estudos formais de música em Bolonha, onde a família se instalou em 1806, (...). Quando terminou os seus estudos no Liceo Musicale de Bolonha, em 1810, havia composto duas aberturas, diversas árias, uma série de variações para instrumentos de sopro e a cantata Il pianto d'Armonia. Nesta época, a sua paixão pela música de Haydn e Mozart mereceu-lhe, entre os seus colegas, a alcunha de "o alemãozinho"; ainda estava longe de se transformar no "cisne de Pesaro", embora já tivesse começado a preparar-se para se transformar no compositor de óperas de maior nomeada, e mais bem pago, de Itália.” Página 26 excerto: “Rossini é hoje recordado basicamente pelas suas óperas cómicas, mas o seu legado é muito mais complexo e variado do que isso. Sem tirar importância às suas obras buffe, é preciso não esquecermos que, certamente, a música dos grandes representantes do melodrama italiano romântico, (...), não teria sido a mesma sem o decisivo trabalho realizado por Rossini no campo da ópera séria.” Página 27 excerto: “Os famosíssimos crescendi, essas passagens em que a música vai crescendo pouco a pouco, do pianissimo ao fortissimo, e que constituem uma das "imagens de marca" do compositor, começarão também a germinar pouco a pouco nestas simples e quase in- transcendentes criações, que em breve, muito em breve, darão lugar às primeiras obras-primas.” Página 34 excerto: “Rossini foi e continuará a ser especialmente um homem de ópera, e é assim, muito em particular na opera buffa, que a sua estrela continua a brilhar (...)” In: Grande Selecção Deutsche Grammophon